Sono do bebê: 7 razões simples pelas quais o seu bebê não cochila e o que fazer?

Sono do bebê: 7 razões simples pelas quais o seu bebê não cochila e o que fazer?

O sono do bebê é pouco e acorda depois de cerca de 30 minutos? Com esses truques, ele dormirá mais e bem melhor. Confira as dicas para que os papais consigam colocar a princesa ou o príncipe para dormir.

O bebê adormeceu e acordou meia hora depois. Às vezes, até mesmo o processo de adormecer leva mais tempo do que a soneca real, ou seja, o sono do bebê em si.

Os bebês se desenvolvem em velocidades diferentes e também diferem significativamente em seus padrões de sono. Se o seu bebê não está dormindo tão bem quanto os outros, definitivamente não é motivo de preocupação. Bebês que dormem a noite toda por várias horas sem acordar são uma raridade.

Há muitas razões pelas quais um bebê acorda à noite ou não consegue adormecer durante o dia. Para muitos bebês, o sono diurno é um obstáculo particular porque o mundo ao seu redor é muito chamativo e eles querem explorar tudo.

Por que um bebê acorda depois de 30 minutos? – sono do bebê

Após cerca de 30 minutos, as fases do sono mudam. Um bebê vai acordar um pouco neste momento e verificar se tudo é o mesmo de quando adormeceu.

Adormecer é sempre um processo muito “perigoso” para os bebês. Eles precisam deixar ir e confiar que estão seguros durante a hora de dormir.

Meu bebê não dorme durante o dia – então o que posso fazer em tais situações?

  1. Crie uma estrutura diária

Se um bebê simplesmente não quer descansar durante o dia, isso pode ser estressante para muitos pais. Para tornar mais fácil para o seu bebê encontrar um ritmo dia-noite, é aconselhável criar uma rotina regular.

Uma rotina regular dá ao bebê segurança e orientação no dia a dia. Como exatamente estrutura a rotina diária do seu bebê depende inteiramente de você. No entanto, alguns processos como levantar, comer, cochilar à tarde e à noite e amamentar devem ocorrer em horários fixos.

Com o tempo, seu bebê desenvolverá expectativas e será capaz de se adaptar às fases do sono durante o dia e à noite.

  1. Torne o dia ativo sem sobrecarregar a criança – sono do bebê

É claro que aprender e fazer exercícios é muito importante para o bebê durante o dia e promove o desenvolvimento do cérebro. Por outro lado, sempre encontre um bom equilíbrio entre os jogos de movimento e atenção.

Bebês sobrecarregados não dormem bem. Portanto, encontre um bom equilíbrio entre aprender, brincar e ficar ao ar livre.

Os recém-nascidos não devem ficar acordados mais de uma a duas horas por dia, caso contrário, se sentirão sobrecarregados com todos os novos estímulos.

Um bebê lhe dirá que está cansado por meio de certos sinais corporais. Durante esse período, os bebês mudam da fase ativa para a tranquila e conseguem adormecer rapidamente. Se esse tempo for excedido, o cansaço termina em fadiga irritada.

Esses sinais corporais podem incluir:

  • olhos vidrados

  • carranca

  • esfregue os olhos

  • a mão está fechada em um punho

  • chupar o dedo

  • bocejando

  • movimentos descoordenados

Com crianças um pouco mais velhas, é aconselhável exibir filmes com formação educacional durante o dia para ensinar algo às crianças de maneira lúdica.

A rotina também não deve faltar aqui. Mesmo que as crianças às vezes possam ficar sem uma soneca, certos processos precisam seguir um plano regular.

  1. Crie rituais para dormir

Se você perceber que seu filho está ficando cansado durante o dia, é viável colocá-lo em um quarto escuro o mais rápido possível. No entanto, não definir horários fixos do dia para o sono do bebê é um tiro no pé.

Pode demorar um pouco para o bebê se acostumar com os horários regulares e no início os pequenos certamente precisarão de algum apoio para encontrar o caminho para dormir.

  1. Criando o ambiente certo para dormir – sono do bebê

Se o bebê não conseguir adormecer durante o dia, uma causa possível pode ser o ambiente de sono. Os bebês devem dormir em um quarto escuro a 20 a 22 graus durante o dia.

O berço precisa ficar no quarto dos pais, principalmente no primeiro ano de vida. É necessário colocar um saco de dormir em seu filho, pois isso comprovadamente ajuda a criança a adormecer e permanecer dormindo.

O saco de dormir para bebês mantém seu filho aquecido e oferece segurança adicional.

Para crianças um pouco mais velhas, você pode usar um saco de dormir ou um edredom de berço.

  1. Estimulação sensorial

Os brinquedos giratórios de berço, os sons ou luzes que emanam do cômodo conseguem distrair o seu bebê. Ele acaba ficando acordado porque observa tudo e não aprende que é hora de dormir.

O mais recomendado é colocar o seu neném para dormir em um quarto o mais escuro possível e silencioso. Também é aconselhável evitar situações que provoquem o despertar do sono.

  1. Mudar constantemente os arranjos de sono

Algumas famílias são muito flexíveis à noite – às vezes todos dormem na cama dos grandes, às vezes um pai usa o colchão no quarto de hóspedes.

Não há nada de errado com isso. A prioridade máxima é sempre que todos os membros da família durmam o suficiente e confortável.

Por outro lado, algumas crianças se preocupam com essa mudança constante e, como resultado, acordam com mais frequência ao longo do tempo.

Então, se seu filho está tendo problemas para dormir, tente ficar em uma cama fixa por um tempo.

  1. Dormir em uma cama grande cedo demais

Caso mude seu filho do berço para a cama muito cedo, ele poderá acordar pela primeira vez nas primeiras horas. Antes dos três anos, ele não tem a compreensão e o autocontrole para ficar dentro dos limites imaginários de uma cama.

Portanto, não mude para uma cama grande antes dos três anos de idade e explique ao seu filho que é apenas um experimento. Caso não funcione, depois de uma semana, colocar seu filho de volta no berço não é problemático.

Há muitos fatores por trás do sono do bebê. O indicado é que a experiência na hora do soninho seja reconfortante e acolhedora para seu filho. Cada criança é única!

Compartilhe este post