desfralde

Como saber se meu filho está pronto para o desfralde?

O desfralde é sem dúvida uma das maiores mudanças na vida do seu filho: passar da frauda para o banheiro. Mas qual é a melhor maneira? E quando seu filho está pronto para o penico ou o banheiro?

Assim como aprender a andar ou falar, cada criança tem seu próprio ritmo quando se trata do desfralde.

Algumas crianças permanecem sem fraudas durante o dia e com à noite aos dois ou três anos, enquanto outras ainda permanecem até aos cinco anos.

No entanto, como pais, às vezes se pergunta se demora muito e ainda é “normal” se o seu filho não estiver seco em uma certa idade.

Saindo das fraudas: filho seu está lhe dando esses primeiros sinais de desfralde

Os pais mal podem esperar que a miserável troca de fraudas finalmente seja uma coisa do passado. Estar limpo ainda é muitas vezes considerado erroneamente uma medida de qualidade da maternidade.

Quais são os sinais de que meu filho está pronto para sair do desfralde?

Como em todas as outras etapas do desenvolvimento, cada criança tem seu próprio ritmo. Algumas são desfraldadas antes do aniversário, outras ainda usam os quatro anos de idade.

O intervalo de tempo é longo e para a maioria das crianças está tudo dentro da normalidade. Basicamente, pode-se dizer que trainar penico antes dos 18 meses não faz sentido.

Normalmente, a maioria das crianças vai ao banheiro entre o segundo e o quarto aniversário, mas aqui está alguns sinais que seu filho demonstra, quando está pronto para o desfralde.

1. Trocando menos fraldas molhadas

Até a idade de cerca de 20 meses, as crianças fazem xixi com tanta frequência que esperar que elas controlem suas bexigas provavelmente não é realista.

Mas uma criança que fica seca por uma ou duas horas seguidas – e ocasionalmente acorda sem umidade – está fisicamente pronta para o treinamento do penico.

2. Os movimentos intestinais do seu filho são previsíveis

Um ritmo regular irá ajudá-lo a antecipar quando introduzir o penico – e, assim, aumentar sua probabilidade de sucesso.

3. Ele transmite funções corporais

Algumas crianças anunciam alegremente quando uma evacuação está prestes a ocorrer (“Eu estou fazendo cocô agora!”).

Outros se comunicam por meios menos verbais – digamos, recuando para um canto ou produzindo um grunhido preventivo. Não importa qual seja o sinal, se seu filho mostrará que está ciente das funções de seu corpo, ele está pronto para o treinamento do penico.

4. Ele despreza fraldas sujas

Em algum momento, a maioria das crianças passa por um estágio (fugaz) em que são avessas a bagunças pessoais – são incomodadas por migalhas errantes e dedos pegajosos e, sim, ansiosas para escapar de suas fraldas sujas o mais rápido possível.

Esta é uma oportunidade de ouro para iniciar o período de treinamento do penico porque, pela primeira vez, seu filho não gosta de fraldas fedidas tanto quanto você.

Requisitos para o treinamento do penico

Como mencionado, cada criança tem seu próprio ritmo e cada criança decide por si mesma quando não precisa mais de uma fraude. Se quiser usar a pressão para que seu filho seja desfraldado, pode ter o efeito oposto.

É possível que o resultado seja uma constipação crônica, por exemplo, quando a criança retém as fezes e espera até que use uma frauda novamente. Também é prejudicial para o seu vínculo.

Então é necessário esperar até que seu filho esteja pronto para ficar sequinho. As crianças precisam aprender a controlar seus intestinos e bexiga e sentir a pressão quando precisam. As crianças conseguem controlar totalmente os músculos intestinais e a bexiga aos três anos de idade, no mínimo.

É assim que você sabe que pode começar o treinamento do penico:

  • Seu filho não mostra mais interesse por seu conteúdo.
  • Ele se retrai quando molha a frauda.
  • Quando está cheio, ele pede para ser trocado.
  • Seu filho acompanha você ou seus irmãos ao banheiro.
  • Ele brinca de “ir ao banheiro” colocando-se ou um bicho de pelúcia em um balde, por exemplo.

Com o treinamento do penico, os pais esperam ficar sem fraldas o mais rápido possível. Mas para que a transição seja bem-sucedida, a criança deve primeiro ser capaz de controlar sua bexiga.

Treinamento do banheiro: como funciona?

Os pais tentam desmamar seus filhos das fraldas por meio de treinamento direcionado ao banheiro.

O treinamento do banheiro demora um pouco mais hoje do que costumava. Graças às modernas fraldas descartáveis, o bebê não se sente imediatamente molhado de xixi. E os pais estão tranquilos quanto ao tempo para desfralde.

Alguns pais decidem esperar até que seu filho recuse fraldas por conta própria. Isso pode funcionar em casos individuais, mas nem sempre dá certo, a partir dos quatro anos.

Teoricamente, é viável a criança usar fraldas até o terceiro ano de vida. No entanto, depois dos quatro anos corre o risco de ser ridicularizado por outros colegas.

Por outro lado, o treinamento do penico muito cedo sobrecarrega a criança e às vezes tem o efeito oposto. Além das dicas, há também algumas coisas que deve evitar:

Evite o estresse

É necessário começar o treinamento do penico em uma fase tranquila, quando nada mais importante estiver chegando. Então depois de uma mudança, se acostumando com o jardim de infância, etc.

Sem pressão

Não deve ter altas expectativas em relação ao seu filho e pensar que de repente ele não precisará mais de fraudas.

Essa etapa é muito importante para o desenvolvimento, é possível levar vários meses e sempre traz recaídas.

Sem horários fixos – desfralde

Seu filho precisa reconhecer a conexão entre a pressão na bexiga e o xixi. É por isso que não é viável colocar seu filho no penico em horários fixos, mas sempre que for realmente necessário.

Tente reconhecer as necessidades fisiológicas de seu filho por sinais como uma certa atitude ou certas palavras.

Não repreenda – desfralde

O desfralde é um processo longo e não vai dar errado apenas uma vez. O importante é nunca repreender seu filho se ele molhar as calças ou não chegar ao banheiro a tempo.

Seu filho se beneficia se você o confortar e encorajá-lo. Com certeza vai funcionar da próxima vez!

Compartilhe este post