Cada bebê recém-nascido é diferente quando trata de dormir, então leva a um ritmo diferente para os bebês desenvolverem um ritmo dia-noite. Leia aqui o que é necessário saber sobre o sono do bebê nos primeiros meses.
Normalmente, os pais ficam sempre felizes quando o bebê dorme por muito tempo e em paz. Isso também se aplica a bebês recém-nascidos. Muitas vezes parece aos novos pais que seu recém-nascido está apenas dormindo.
Tal fato é quase verdade, mas apenas quase. Quanto sono os recém-nascidos precisam e quando isso pode se tornar um problema se o recém-nascido apenas quiser dormir.

As primeiras semanas com um recém-nascido – bebê recém-nascido
As noites são determinadas pelos hábitos de sono do seu bebê. Para a maioria dos pais, é tão significativo que são acordados várias vezes, durante a noite, choro do bebê.
O bebê recém-nascido precisa ser amamentado ou alimentado, trocado e acalmado para voltar a dormir. Depois de algumas semanas, a falta de sono se torna um grande fardo para alguns.
Mamães e papais sofrem com a privação do sono e ficam desequilibrados com mais frequência durante o dia, outros até mesmo no fim da meada.
De quanto sono os bebês precisam?
Nos dois primeiros meses, um recém-nascido dorme em média de 16 a 18 horas em 24 horas. Obviamente, parece ser muito para um ser tão pequenino.
No entanto, precisa saber que esse número de horas é definido em seis cursos de sono. Isso faz uma média de cerca de duas horas e meia de sono por fase do sono.
É completamente normal que os bebês acordem várias vezes durante a noite ou dia. É mesmo necessário para a sua sobrevivência e desenvolvimento. Ao contrário dos adultos, ainda não têm fases de sono profundo, mas dormem em um sono leve (sono REM).

Após cerca de quatro a seis semanas, a maioria dos bebês adormece na mesma hora todas as noites e acorda na mesma hora todas as noites e manhãs.
Estes são os primeiros avanços reconhecíveis na adaptação ao padrão dia-noite. 70% de todos os bebês dormem a noite toda aos três meses (seis a um máximo de oito horas de sono por vez).
Por outro lado, é também significativo que 30% dos bebés ainda acordam com frequência durante a noite e não conseguem voltar a dormir sem ajuda.
Para dormir bem, os bebês precisam de segurança e confiabilidade – bebê recém-nascido
No primeiro período da vida, em que a criança “encontra o seu caminho para o mundo”, ela ainda precisa desenvolver seu ritmo entre estar com fome e saciada, dormir e estar acordada.
Especialmente nos três primeiros meses, seu bebê recém-nascido necessita de um contato próximo com os pais para se sentir seguro.
Ao dar ao seu bebê uma sensação de proximidade e confiabilidade, tornará o seu momento agradável e intenso para seu filho dormir bem. Não há problema algum em seu neném dormir demais, afinal faz parte dele.
Como o bebê desenvolve seu ritmo de sono?
Uma criança só aprende com o tempo e se adapta ao ciclo dia-noite e programa regularmente para dormir e comer.
Já no útero, a partir da 36ª semana de gestação, o bebê vivencia diferentes fases do sono, sonho e vigília. Após o nascimento, o baby continua o ciclo sono-vigília que o nascituro tem no final da gravidez.
As fases de sono e vigilância nas primeiras fases de vida ainda são distribuídas uniformemente ao longo do dia e da noite. No decorrer do primeiro ano de vida, a proporção de estar acordado e vivenciar aumenta.
Por volta do ritmo de quatro semanas, os padrões de sono tornam-se gradualmente mais regulares e o bebê começa lentamente a ajustar ao dia-noite. A maioria das crianças adora dormir, mais ou menos, no mesmo horário.
Até cerca do 6º mês de vida, desenvolve-se uma duração de sono contínua e de até 6 horas.
Recém-nascido apenas dorme: quanto sono o bebê recém-nascidos precisam?
Quando seu bebê estiver com meses de idade, lembre-se com saudade dos dias em que podia dizer: “Nosso bebê recém-nascido está apenas dormindo!”.
Muitos pais de primeira viagem pensam inicialmente que ganharam a sorte grande e que o filho permanecerá dorminhoco assim para sempre. Temos que decepcioná-lo e dizer sobre a regressão do sono.
Via de regra, os bebês necessitam de uma média de 16 a 18 horas de sono nas primeiras semanas. Isso é bastante, então não é de admirar que tenha a impressão de que seu recém-nascido está apenas dormindo.
Com que frequência os recém-nascidos acordam?
Os bebês dormem tanto que é possível pensar que os só dormem. Mas este não é o caso.

Como regra, os bebês acordam a cada duas ou três horas – alguns com mais frequência – mesmo nas primeiras semanas porque estão com fome. Também à noite!
E tal atitude é boa, porque a barriga da criança ainda é pequena no início e o leite materno é digerido rapidamente. Para que seu amor ainda receba calorias e nutrientes suficientes, ele precisa beber a cada duas ou três horas.
Recém-nascido apenas dorme: quando isso pode ser motivo de preocupação?
Como explicado acima, para que seu filho tenha comida suficiente, é preciso acordar a cada poucas horas e ficar acordado por um determinado período de tempo, ou seja, o período de alimentação.
- Com que frequência seu recém-nascido acorda? Duas a quatros?
- Ele bebe o suficiente de mama, cada vez que está acordado? (para que você possa ouvir os movimentos e sons da deglutição?)
- Tem fraldas molhadas o suficiente? Deve ser de oito a 12 fraldas cheias por dia.
- Parece saudável e rosado?
Se responder sim a todas as perguntas acima, não precisa se preocupar e deixe o querido dormir em paz.

Conclusões finais
Nenhum bebê recém-nascido é igual ao outro, lembre-se de que todas as sensações que o cercam é uma nova novidade.
Mas uma coisa é clara: a forma como seu filho dorme, influenciará diretamente no seu no. Portanto, fique feliz quando o seu baby estiver apenas dormindo (crescendo e prosperando alegremente) e se não, console-se: é tudo apenas uma fase!


