Como sempre na vida, é preciso certa prática para aprender a como amamentar corretamente o seu filho. Mesmo que todos os pré-requisitos estejam corretos, os pequenos obstáculos podem surgir de tempos em tempos e precisam ser superados.
Todos os começos são difíceis. A amamentação adequada nem sempre é bem-sucedida imediatamente. Com o conhecimento da melhor forma de colocar e das posições adequadas para a amamentação, torna-se um momento de descontração entre mãe e filho.

Amamentar corretamente: o que preciso saber sobre o aleitamento?
Amamentar é um processo de aprendizado, como andar de bicicleta, e o primeiro mês consegue ser um caminho pedregoso para algumas mães e bebês.
Leva tempo e prática, antes que pareça natural, para os papais. Se abordar seus problemas de amamentação agora, terá mais chances de desenvolver uma boa produção de leite e amamentar por mais tempo.
Quais os desafios de amamentar corretamente?
Aqui estão nossas dicas sobre como lidar com os desafios de amamentação mais comuns que as mães enfrentam desde o final da primeira semana até o final do primeiro mês.
Desafio 1: Eu tenho um caroço doloroso no meu peito
Existem inúmeras razões para a formação de caroços e inchaços em uma mama em lactação. Um dos mais comuns é um duto de leite entupido, formando um caroço duro que é doloroso e sensível.
Soluções:
- Massageie a área afetada, especialmente durante a amamentação ou bombeamento, para ajudar a acabar com o congestionamento.
- Pressione suavemente um pano quente contra o peito ou tome um banho quente ou ducha antes de amamentar para aliviar a dor.
- Continue amamentando normalmente para evitar o risco de ingurgitamento, que pode levar à mastite.
- Tente bombear o seio afetado após as mamadas para garantir que esteja completamente vazio e desobstruir o seio para que o leite possa fluir livremente pelo duto novamente. Basta dar uma olhada em nossas diferentes bombas tira-leite e escolher uma que se adapte às suas necessidades.

Desafio 2: Meus seios estão vermelhos e doloridos
Se um ou ambos os seios estiverem vermelhos e doloridos e não for um ducto de leite bloqueado, provavelmente tem mastite. Nesta situação, o tecido mamário está inflamado.
Os sinais incluem uma área vermelha e quente, sensibilidade e sintomas semelhantes aos da gripe –calor e frio alternadamente, suas articulações estão doloridas e sua temperatura corporal está acima de 38,5°C.
Caso notar esses sintomas, procure orientação médica imediatamente.
As causas da mastite incluem:
- Bactérias que entraram em seus seios através de mamilos rachados ou abertos
- amamentação inadequada
- longos intervalos entre as mamadas
- seios muito cheios
- Usar um sutiã muito apertado ou roupas que “cortam” sua pele
- desmame rápido do seu bebê da mama
- excesso de leite
soluções:
Além de procurar a orientação de seu médico, é possível tentar estas dicas de autoajuda para ajudar contra a dor:
- Continue a amamentar ou a bombear com frequência. Seu leite ainda é seguro para seu bebê. O fluxo de leite ajuda a quebrar o congestionamento e evita que o congestionamento doloroso se acumule ainda mais.
- Ofereça ao seu bebê o seio afetado primeiro. Dessa forma, seu bebê consegue esvaziá-los da melhor maneira possível.
- Descanse, beba o suficiente e coma de forma saudável. Certifique-se de ingerir bastante líquido e alimentos integrais.
- Massageie a área afetada em uma compressa ou chuveiro quente ou aplique um pano quente.
- Use uma bolsa de gelo após a amamentação para reduzir a inflamação.
Amamentação correta: Guia completo
A mãe pode contar com confiança e com as forças reguladoras da natureza. A primeira experiência de como amamentar corretamente, às vezes dolorosa, é uma forma de mãe e bebê estreitarem o laço.
Se, por outro lado, do nada, a quantidade de leite parece não ser mais suficiente, a causa geralmente é um surto de crescimento do bebê e o aumento do apetite associado. A demanda determina a oferta aqui.
Quem agora pega a criança com mais frequência notará depois de apenas um ou dois dias que uma quantidade maior de leite restaura o equilíbrio. Uma pequena dica: o chá de erva-doce, promove a produção de leite e, ao mesmo tempo, garante a ingestão de líquidos necessária.
Para garantir que a amamentação seja bem-sucedida, você pode usar as seguintes dicas como guia:
Sinta-se à vontade
Quando estiver aprendendo a como amamentar corretamente, é necessário estar sempre confortável.
Seja sentada no sofá ou deitada na cama, amamente onde se sentir confortável. Um travesseiro alivia os braços e fornece suporte necessário.
Se estiver amamentando sentada, é aconselhável usar um banquinho para elevar as pernas para fornecer suporte adicional.

Apoie seu bebê
Certifique-se de que o peso de seu bebê esteja principalmente no tronco e nos braços, não no colo.
Seu corpo (cabeça, peito até os joelhos) ficam de frente para você e se encaixa perfeitamente para que não precise virar a cabeça para um lado enquanto bebe.
A posição ideal de amamentação
Existem diferentes posições de amamentação que consegue usar para amamentar o seu filho. Cada um tem seus próprios méritos.
Se você tiver rachaduras ou outras feridas em um lado do seio ou do mamilo, escolher a posição certa para amamentar pode reduzir a dor. Deite seu filho de modo que o queixo fique no lado menos dolorido do mamilo. Desta forma, o lado dolorido se recupera e cura melhor.
Ambos os lados amamentam
Sempre ofereça ao seu bebê ambos os seios e, idealmente, deixá-los beber deles alternadamente.
Isto apoia a formação uniforme do leite. Mude dentro de uma refeição ou entre as refeições individuais de consumo.

Conclusões finais – amamentar corretamente
Não existe um ritmo ideal de amamentação, pelo menos não quando você o analisa em termos de tempo. Claro que é bom quando o bebê bebe a cada quatro horas na hora certa e fica completamente tranquilo no meio.
Dessa forma, há períodos de descanso suficientes para a mãe planejar bem o dia. No entanto, um ritmo baseado apenas no tempo não leva em consideração as necessidades do bebê.
Entender como amamentar corretamente leva alguns dias, mas seguindo nossas dicas, conseguirá fazer um bom trabalho.


