Ler histórias ajuda no desenvolvimento infantil?

Desenvolvimento infantil por meio da leitura? Quanto mais cedo decidir ler para os seus filhos, melhor. Ler em voz alta promove o pensamento e a concentração, estimula a imaginação e aproxima as famílias.

Contar e ler histórias não é apenas muito divertido, mas também incentivador no desenvolvimento infantil em muitos níveis diferentes. É por esse motivo que nunca é cedo demais para começar a contar histórias e ler em voz alta.

Assim que as crianças falam as primeiras palavras, elas começam a tatear o caminho da “linguagem”. Este desenvolvimento é reforçado pela leitura em voz alta.

Isso permite que eles lidem com padrões de frases mais exigentes. Ao contar e ler histórias, os pais conseguem introduzir lentamente seus filhos ao meio do texto e leitura, consequentemente, criando boas condições para mais tarde o aprendizado.

Desenvolvimento infantil: qual a importância da leitura?

Os estudos anuais de leitura mostram que os pais que leem para seus filhos todos os dias estão fazendo um investimento duradouro em suas oportunidades educacionais.

Por qual motivo? Ler em voz alta é a base para boas habilidades de leitura – uma das qualificações-chave centrais do nosso tempo e um pré-requisito para tudo o que acontece durante e especialmente depois da escola.

Quais os benefícios da leitura? – Desenvolvimento infantil

Como já mencionado no início, expande imensamente quando se inicia a leitura em voz alta. As competências linguísticas são reforçadas. Dessa forma, os pais estimulam o desenvolvimento da linguagem de seus filhos e abrem novos mundos temáticos para eles descobrirem.

Contar histórias e ler em voz alta o torna inteligente

Os novos mundos que se abrem para as crianças quando ouvem histórias em voz alta ajuda a conhecer muitas coisas.

É por isso que fazer perguntas durante a leitura é tão importante para o desenvolvimento infantil. Contribui para que os pequenos trabalhem e lidem com as situações cotidianas.

Fortalecer a empatia – Desenvolvimento infantil

Através das histórias, as crianças aprendem a se colocar em diferentes lugares. Por um lado, desenvolve-se a capacidade de lidar com conflitos e, por outro, as crianças são treinadas para aprender com outras crianças e adultos.

Concentração

Ouvindo com atenção e concentrando-se em detalhes, como um auxilio no fortalecimento de sua formação cognitiva.

O pensamento abstrato é trabalhado de forma eficaz e eficiente. As crianças aprendendo a classificar eventos em uma linha de tempo, a o aprendizado para a escola é muito mais tranquilo.

Ao descobrir novos mundos e colorir as histórias em sua cabeça, a fantasia e a imaginação são estimuladas.

E o melhor é que as crianças que costumavam ler, muitas vezes, mantêm seu amor pela leitura pelo resto de suas vidas. E a leitura é o caminho para o conhecimento e a educação.

Quais habilidades das crianças são promovidas ao ler em voz alta?

Ótimo que o livro seja o assunto e ganhe mais publicidade. Porque: Ler para crianças não é apenas divertido, mas promove uma variedade de outras habilidades básicas que são de importância central para o desenvolvimento infantil.

Habilidades cognitivas, emocionais e sociais: Desenvolvimento infantil

O vocabulário é aumentado, a capacidade de concentração é alavancada, a imaginação é expandida e a criatividade é incentivada. Além disso, seu filho aprende através das histórias a se colocar no lugar dos outros (empatia).

Os resultados do estudo mostram que ler em voz alta não apenas fortalece as habilidades cognitivas, mas promove habilidades sociais e emocionais.

Aprenda a ler e escrever

Os cientistas veem uma estreita conexão entre a leitura em voz alta e a alegria de ler, o comportamento de leitura e, finalmente, também o sucesso na escola.

Portanto, se inserir regularmente uma hora de livro e não apenas fugir da situação, estará dando a seus filhos um valioso bloco de construção para o futuro.

Resolver e processar problemas familiares

Ao mesmo tempo, histórias e imagens ajudam a lidar com diferentes tópicos em um estágio inicial. Eles dão às crianças espaço para todas as suas perguntas. Em estudos de 2014 sobre leitura em voz alta, dois terços dos pais entrevistados afirmaram que “ler em voz alta desencadeia mais conversas além das histórias”.

Estes são principalmente tópicos cotidianos que dizem respeito à criança, mas eventos drásticos como um novo membro da família, separação ou início da escola também são discutidos após a leitura.

Quando você deve começar a ler para as crianças?

A idade clássica de leitura é entre 2 e 8 anos. Mas com livros ilustrados simples, é possível deixar seus filhos animados com essas mídias de antemão.

Quanto mais cedo a leitura fizer parte do cotidiano das crianças, melhor. A quão longa ou curta é a leitura, varia de pessoa para pessoa: algumas crianças conseguem processar grandes quantidades de texto muito cedo, enquanto outras precisam de mais tempo e muitas fotos.

Leitura para crianças – dicas para os pais

Quem sabe ler pode ler para crianças. Essas dicas fáceis de seguir transformarão a hora da leitura do seu filho em um ritual maravilhoso e aconchegante.

  1. A Atmosfera Certa: Tome seu tempo e fique quieto ao ler para seus filhos. Aconchegue-se com almofadas no sofá ou na cama e garanta uma atmosfera de leitura descontraída.
  2. Responda aos desejos da criança: Assim que puder, seu filho deve escolher o livro sozinho ou pelo menos ter uma opinião sobre o que é lido em voz alta. Muitas crianças querem ler o mesmo livro várias vezes, então ceda a esse desejo, mesmo que possa ficar um pouco chato para você.
  3. Leia em voz alta: Brinque com sua voz e dê vozes diferentes aos personagens. Isso não é apenas divertido, mas também encanta os pequenos leitores e torna a história mais animada.
  4. Horários de leitura fixos: As crianças adoram rituais. Estabeleça tempos de leitura fixos. É melhor depois do almoço ou à noite, quando as crianças precisam descansar um pouco.

Conclusões finais

Para tornar o desenvolvimento infantil com a leitura ainda mais emocionante, os pais ou avós podem adaptar a história à criança enquanto a lê. Por exemplo, é possível trocar nomes ou incorporar situações cotidianas que vivenciou.

Contar e ler é emocionante quando os pais mudam de voz, imitam ou falam alto e baixo, permitindo que as crianças se aprofundem ainda mais na história.

Compartilhe este post